Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2018

Buscar  
ELEIÇÕES 2018

Publicada em 06/10/18 às 21:45h - 34 visualizações
Simulador de urna eletrônica do TSE permite que o eleitor treine como votar

RCI FM 98


 (Foto: RCI FM 98)

Este ano, no Brasil, 147.302.354 milhões de eleitores irão às urnas no próximo domingo (7). Em Pernambuco, espera-se que 6.570.072 milhões compareçam aos locais de votação. Diferentemente de outras eleições, este ano a ordem dos candidatos na urna mudou. Ao todo serão seis votos, isso porque este ano será preciso votar em dois candidatos ao Senado.

A estimativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é de que cada eleitor leve, em média, dois minutos para concluir sua votação. Para ajudar o cidadão a se adaptar e exercer o seu direito ao voto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou uma ferramenta, online e gratuita, onde é possível simular o voto através de uma urna eletrônica digital.

Para cada cargo, há uma lista com candidatos e partidos fictícios, que foram inspirados nos esportes olímpicos. No site, é possível navegar entre os partidos usando as setas laterais para a esquerda ou direita. A urna digital já consta a nova ordem de votação para o primeiro turno, então, o primeiro cargo que o eleitor irá votar tem quatro dígitos e será para deputado federal (quando o parlamentar atua em Brasília), o segundo voto será para deputado estadual, com cinco dígitos. Já o terceiro voto é para senador, cargo que este ano tem duas vagas disponíveis, ou seja, será preciso votar duas vezes. É preciso digitar três números para cada político escolhido. Lembrando que, caso o eleitor vote duas vezes no mesmo candidato, um dos votos será anulado. É preciso escolher candidatos diferentes.

Os dois últimos votos são para governador (dois dígitos) e, por fim, presidente (também dois dígitos). A Justiça Eleitoral recomenda que se leve escrito em um papel os números dos candidatos escolhidos para evitar um possível esquecimento. Lembrando também que o uso do celular na cabine de votação é proibido, ou seja, nada de selfies mostrando seu voto, hein? O voto é secreto!

Confira o passo a passo de como simular o seu voto:

1) Clique AQUI para ser redirecionado a página da urna eletrônica fictícia.

2) Usando o teclado da urna, que é similar ao de um telefone, digite o número do candidato de sua preferência. Na tela, aparecerão a foto, o número, nome e a sigla do partido do candidato.

3) Cheque se as informações estão corretas e, caso estejam, aperte a tecla verde CONFIRMA.
Após o registro do voto para todos os cargos a urna emitirá um sinal sonoro e será exibida na tela a palavra FIM.

4) Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, aperte a tecla laranja CORRIGE e repita o procedimento novamente.

5) Para votar em branco, aperte a tecla BRANCO e confirme o seu voto apertando a tecla verde CONFIRMA.

6) O voto poderá ser nulo se você digitar um número de candidato ou de partido inexistentes e depois apertar a tecla verde CONFIRMA.




Player Pop Up



(83) 9.8793-3341

Hora Certa

No Ar
DEUS IMENSO
Promoçoes 98,5
Enquete
VOCÊ ACREDITA NO GOVERNO BOLSONARO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS

 SIM
 NÃO

Publicidade Lateral
Clima Tempo
Estatísticas
Visitas: 302260 Usuários Online: 84


Publicidade
Parceiros



RCI FM 98,5
Copyright (c) 2018 - RCI FM 98 - Todos os direitos reservados