BR ficou cheia de água e o trânsito complicou (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Após amanhecer com mais um dia de chuvas intensas, a Prefeitura do Recife emitiu novo alerta para a população, destacando os riscos de alagamentos e transtornos na cidade.
Desde a segunda-feira (13), o Recife permanece em estágio de atenção devido às fortes chuvas. Em apenas seis horas, o pluviômetro de Nova Descoberta registrou 66,5 mm de precipitação, o que representa 73% da média histórica para todo o mês de janeiro, que é de 89,9 mm.
O acumulado de chuvas em 48 horas já chega a quase 160 mm em algumas regiões da capital, causando preocupação entre as autoridades e a população. O pico da maré foi registrado às 4h14 desta terça-feira (14), com um nível de 2,18 metros, o que agrava os riscos de alagamentos em áreas já vulneráveis.
As equipes municipais, sob a coordenação do Centro de Operações do Recife (COP), estão monitorando continuamente a situação, enquanto a Defesa Civil reforça a importância de acionar o órgão em casos de emergência. O atendimento pode ser solicitado gratuitamente pelo telefone 0800-0813400, que opera 24 horas por dia.
Para garantir a segurança da população, cinco abrigos estão abertos preventivamente. A medida visa acolher pessoas que precisem sair de suas casas devido a alagamentos ou deslizamentos de terra.
Fonte: Diário de Pernambuco
Por: Malu Mendes